Terrários são pequenos ou médios recipientes de material transparente onde podemos recriar meio- ambientes em miniatura.
Ter um terrário (ou vários) é como ter um pequeno mundo em nossas mãos, eles são lindos e podem recriar os mais diversos ambientes. Muitas pessoas os usam principalmente em aquários onde criam répteis, gerbils, peixes e outras variedades de espécies. Mas, eles também podem ser feitos apenas como itens de decoração.
Navegando pela internet, principalmente nos amados sites do Pinterest e Tumblr, podemos nos inspirar nas mais diversas criações que nos deixam adimirados de tanta beleza em um pequeno recipiente. Se você não tem um aquário, isso não é problema, você também pode usar outros recipientes de vidro ou acrílico, como por exemplo potes de conserva (picles, palmito) ou baleiros, garrafas de vinho, entre outros.
Para faze-los primeiro devemos pensar em que ambiente vamos recriar, uma floresta, uma montanha, um deserto? e quais plantas e elementos vamos usar para realiza-lo?
Quando se trata de plantas as mais usadas são as suculentas, samambaias e cactos. Os elementos podem ser pedras, madeira, ou miniaturas de animais, casas e pessoas ( esses últimos são opcionais). Depois de escolher o ambiente e o que vai ser usado mãos a obra!
Para isso siga esses passos:
1- escolha do recipiente (tamanho, forma)
2 - Substrato (terra, areia, compostos) esses substratos podem ser facilmente encontrados em floriculturas.
3- Plantas que serão usadas - se for uma florests ou montanhas opte pelas suculentas, musgos, e samambaias. Se você prefere um deserto use cactos.
4- Elementos que vão compor o terrário- pedras, troncos.
Juntando esses 4 passos basta você criar sua própria composição. Para isso inspire-se nesses belos terrários:
Como cuidar:
Para mante-los sempre lindos, lembre-se de coloca-los em um lugar onde recebam um pouco de sol e vento todos os dias, por se tratar de um ambiente pequeno eles perdem rapidamente a umidade, use um borrifador para borrifar um pouco de aguá pela manhã e na parte da tarde. Algumas vezes você pode precisar retirar algumas pontas das plantas que estejam crescendo muito, mantendo-as pequenas e proporcionais ao terrário.